Blog

LORDOSE: O que é, causas, sintomas e tratamento.

Lordose é uma condição onde há uma curvatura interna aumentada da espinha. A espinha tem uma curva natural que é muito suave e ajuda a coluna em sua função adequada. Esta curva natural é formada devido à forma das vértebras individuais que compõem a coluna vertebral. Se esta curvatura espinhal aumenta, então ela coloca muita pressão ou tensão sobre as outras regiões da coluna vertebral, resultando em dor.

Diferentemente de outras curvas, a lordose é uma curvatura para dentro. Há também as curvaturas cifóticas, as quais são projetadas para fora da caixa torácica, e as curvas escolióticas, que se referem à uma curvatura lateral da espinha.

CAUSAS

As causas mais comuns da Lordose são:

  • Acondroplasia: distúrbio do crescimento ósseo, que causa nanismo desproporcional.
  • Discite: inflamação de disco intervertebral ou interarticular.
  • Cifose: curvatura da coluna vertebral que faz com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal.
  •  
  •  
  • Espondilolistese: vértebra escorrega saindo do alinhamento normal com a outra vértebra.

SINTOMAS

A lordose pode provocar dor e parestesias (formigamento) em diversas regiões do corpo além de dificultar os movimentos.    

TRATAMENTO

Apesar de ter diversas causas, a lordose nem sempre vai necessitar de tratamento médico, pois pode não causar transtornos aos pacientes. Para minimizar as dores, podem ser usados medicamentos anti-inflamatórios, além de exercícios para fortalecimento dos músculos, como Pilates. Em casos mais graves pode ser necessário realizar cirurgias, o que deve ser avaliado, diagnosticado e tratado com um médico traumatologista.

PREVENÇÃO

Evitar maus hábitos, como postura errada e se sentar de qualquer jeito na cadeira são cuidados importantes para manter a coluna saudável. Uma boa alimentação também ajuda, porque com o corpo no seu peso ideal, não haverá agressão a coluna vertebral.

A São Pietro possui toda a infraestrutura, equipe e médicos traumatologistas e ortopedistas para diagnosticar, cuidar e tratar quaisquer problemas relacionados a suas costas, questões ósseas, ligamentares e músculo esqueléticas.

Open chat