Grupo São Pietro

Uro & Oftaltmo Center

Urologia

O Serviço de Urologia da São Pietro Saúde realiza o diagnóstico e o tratamento de patologias ligadas ao trato urinário de homens e mulheres. Trata desde problemas mais simples, como infecções urinárias, até tratamentos cirúrgicos complexos de neoplasias malignas do trato urinário masculino e feminino, bem como dos órgãos genitais masculinos.

A urologia é uma especialidade clínica e cirúrgica que atua sobre próstata, rins, ureteres, bexiga, uretra, bem como diagnostica e trata as demais doenças do sistema urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino.

Diferenciais

  • Equipe médica composta por urologistas experientes, contando com doutores, mestres e membros das mais diversas sociedades da urologia mundial.
  • Equipe com grande experiência em cirurgia robótica e videolaparoscópica, com a realização de cirurgias urológicas complexas.
  • Realiza cirurgias minimamente invasivas para patologias prostáticas com tecnologias de ponta como laser verde para próstata Green Light e Embolização Prostática.
  • Equipe especializada e com experiência no tratamento cirúrgico e endourológico da litíase urinária, contando com equipamentos modernos como Holmium Laser, ureteroscopia flexível e equipamento de litotripsia extracorpórea, tendo realizado milhares de cirurgias nessa área.
  • Unidade de diagnóstico e tratamento de disfunções miccionais, tais como a incontinência urinária feminina e masculina, dentre outras, contando com avaliação urodinâmica.

Equipe Urológica Multidisciplinar com atuação de excelência nas seguintes áreas

Uro-oncologia 

A uro-oncologia é uma área de concentração da urologia responsável por prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos tumores urológicos que afetam homens e mulheres, principalmente câncer de próstata, rim, bexiga, adrenal, testículo e pênis.

A prevalência de tumores urológicos varia. Eles podem acometer homens e mulheres, crianças e adultos. O acompanhamento por um profissional dedicado a esta subespecialidade faz com que o paciente tenha um atendimento diferenciado e focado no tratamento e no acompanhamento. 

Nos últimos anos, o tratamento dos tumores urológicos passou por uma revolução com a incorporação de novas tecnologias e novos medicamentos com melhores resultados funcionais e de controle a longo prazo.

As equipes de uro-oncologia da São Pietro Prime Day Hospital e Uro & Oftalmo Center estão prontas para oferecer o melhor tratamento após a avaliação do seu caso.

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica de próstata é a forma mais moderna para tratamento de várias patologias urológicas. Pode ser entendida como evolução da cirurgia laparoscópica.  O robô permite ao cirurgião ver os órgãos em alta definição 3D e realizar movimentos delicados e precisos, tornando a cirurgia menos invasiva e mais eficiente.

As equipes de cirurgia Robótica da São Pietro Prime Day Hospital e Uro & Oftalmo Center estão prontas para oferecer o melhor tratamento após a avaliação do seu caso. Comparado à cirurgia aberta e à cirurgia laparoscópica, o robô traz grandes avanços, já que até a chegada da plataforma robótica as cirurgias eram realizadas em visão 2D e instrumentos menos articulados, que dificultavam os movimentos mais detalhados do profissional.

A São Pietro Uro & Oftalmo Center está pronta para oferecer o melhor tratamento após a avaliação do seu caso.

Uro-ginecologia

Uro-ginecologia é uma subespecialidade da urologia, na qual o médico se especializa na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de problemas relacionados ao útero, reto, intestino, bexiga, enfim, a região do baixo abdômen em mulheres e homens.

Dentre esses problemas, podemos destacar:

  • Incontinência urinária ou fecal (perda involuntária de urina ou fezes).
  • Prolapso genital, conhecido como “bexiga caída”, que causa dor na região pélvica como principal sintoma.
  • Flacidez vaginal.
  • Infecções urinárias de repetição.
  • Vulvodinia, dor crônica ou desconforto na abertura vaginal.

Ao apresentar desconforto na região pélvica, é indicado buscar um uroginecologista ou, em outros casos, o próprio ginecologista ou urologista pode encaminhar ao especialista caso julgue necessário. 

O tratamento mais indicado é a fisioterapia uroginecológica, método eficaz e indolor, que pode ser aplicado a homens e mulheres com enfermidades no assoalho pélvico. Indicam-se exercícios para fortalecer os músculos da região, visando evitar ou curar distúrbios do sistema urinário, sexual, reprodutivo e ginecológico.

Algumas das técnicas usadas pelo fisioterapeuta uroginecológico envolvem:

  • Terapia comportamental.
  • Eletroestimulação.
  • Drenagem linfática.
  • Correção postural.
  • Calendário miccional ou treino da bexiga.

A São Pietro Saúde Uro & Oftalmo Center conta com uma estrutura preparada e com profissionais qualificados para atender os pacientes. 

Uro-Pediatria

A urologia pediátrica é a subespecialidade da pediatria que cuida do sistema urinário de bebês, crianças e adolescentes, englobando áreas como rins (que também são abordados pela nefrologia pediátrica), ureteres e bexiga.

Nos pacientes do sexo masculino, a urologia pediátrica também trata das gônadas do sistema reprodutor, trabalhando com condições como, por exemplo, a fimose e a criptorquidia, quando o bebê nasce com os testículos para fora da bolsa escrotal, e o escroto agudo, quando o indivíduo sente uma dor profunda e intensa nos testículos, causada por torção.

A urologia pediátrica também pode ser chamada de pediatria urológica. Ambas tratam pacientes dos 0 aos 18 anos de idade.

A urologia pediátrica pode tratar condições como extrofia da bexiga, infecções urinárias, hérnia inguinal, estenose da junção pielo-ureteral, hidrocelehipospádia, hidronefrose, refluxo vesico-ureteral, bexiga neurogênica e obstruções no trato urinário. Qualquer tipo de malformação relacionada ao sistema excretor também é diretamente trabalhado pela urologia pediátrica.

Os casos mais severos de enurese noturna, também chamada de “xixi na camada”, podem ser resolvidos por meio de orientações e informações obtidas junto a um especialista em urologia pediátrica.

É importante que os pais se comuniquem com o médico durante uma consulta de urologia pediátrica, já que pacientes mais novos ainda não conseguem se comunicar direito e informar ao especialista em urologia pediátrica onde dói. Com a parceria entre pais e especialistas, fica mais simples obter um diagnóstico preciso e completo para iniciar o tratamento da criança o mais rápido possível.

Andrologia e disfunção erétil

Andrologia é a subespecialidade urológica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

Assim como os andrologistas, os urologistas também podem diagnosticar e tratar condições relacionadas com a próstata e com o sistema reprodutivo masculino, mas também cuidam de problemas do sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.

Muitos homens ainda têm resistência a ir ao médico, ainda mais quando o assunto é a sua sexualidade. Mas é importante saber que vários desses problemas são bastante comuns e podem ser abordados sem hesitação.

Você pode procurar um andrologista de forma preventiva ou para ajudar com uma variedade de situações, incluindo:

  • Infertilidade – esse é um problema comum. Algumas pessoas pensam que é uma condição exclusiva das mulheres. Mas, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 7,5% de todos os homens sexualmente ativos com menos de 45 anos relataram já terem procurado um médico para o problema. Dos homens que procuraram ajuda, 18% foram diagnosticados com um problema de fertilidade, incluindo problemas no esperma ou sêmen (14%) e varicocele (6%).
  • Disfunções sexuais masculinas – entre as disfunções comuns que o andrologista pode tratar estão a falta de libido, a ejaculação precoce e a ejaculação retardada.
  • Deficiência androgênica – os andrógenos são os hormônios masculinos, incluindo a testosterona, que dão aos homens atributos tipicamente masculinos. Quando os andrógenos estão baixos, a saúde geral pode ser afetada. Uma vez que o diagnóstico é feito, o tratamento pode trazer melhora na qualidade de vida.

Litíase

Cálculo renal e urolitíase são os termos médicos usados para designar as pedras nos rins.

Os rins têm como função equilibrar o volume de água no organismo e filtrar algumas das impurezas que circulam na corrente sanguínea, produzindo a urina. Ela fica armazenada na bexiga e é posteriormente eliminada do corpo.

Quando pequenos cristais (que podem ser resultantes, por exemplo, do próprio processo de filtragem do sangue que possui um excesso de certas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico) se aglomeram e formam pedrinhas, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário, a pessoa é diagnosticada com cálculo renal.

Existem quatro tipos de cálculo renal. São eles: cálculo de cálcio (é o mais comum), cálculo de cistina (que surge em pessoas com uma doença renal crônica chamada de cistinúria), cálculo de estruvita (os que mais crescem e podem bloquear os pontos do sistema urinário onde se encontram) e cálculo de ácido úrico (que é mais comum nos pacientes do sexo masculino).

Quais os sintomas de cálculo renal?

Entre os sintomas de cálculo renal, podemos destacar:

  • cólicas fortes e que se irradiam, por exemplo, para as costas e para a parte inferior do abdômen;
  • dificuldade para urinar ou eliminação de uma quantidade pequena de urina;
  • ardência ao urinar;
  • infecção urinária;
  • presença de sangue na urina;
  • febre; e
  • náuseas e vômitos.

Como é o tratamento do cálculo renal?

O tratamento do cálculo renal é feito por meio de medicamentos analgésicos (sempre indicados pelo médico, já que alguns remédios podem piorar a quantidade de cristais presentes na circulação sanguínea), e do aumento no consumo de água, com o objetivo de eliminar as pedras naturalmente.

No caso de pedras grandes ou que estão obstruindo a passagem da urina, é preciso realizar uma cirurgia de cálculo renal por meio de métodos como um pequeno corte nas costas, que é feito para remover a pedra, ou por um procedimento em que um cateter é inserido na uretra do paciente até chegar à pedra, que é implodida, tendo seu tamanho diminuído e permitindo que o paciente consiga eliminá-las naturalmente.

A São Pietro Uro & Oftalmo Centrer e o Prime Day Hospital possuem toda a tecnologia para atender os pacientes com cálculos urinários.

Próstata

As Patologias da próstata hoje são um desafio para o urologista. Temos aliado ao tratamento várias tecnologias novas e métodos de tratamento da HPB, além de outras doenças que acometem a próstata.

A São Pietro Uro & Oftalmo Center possui equipe que permite a discussão e a abordagem com a melhor tecnologia disponível para cada caso, entre elas: 

  • Cirurgias Convencionas – Aberta e RTU.
  • Resseção por Bipolar.
  • Vaporização a Laser.
  • Cirurgias Laparoscópicas.
  • Cirurgias Robóticas.
  • Embolização das Artérias Prostáticas.

Na avaliação com os urologistas da São Pietro Saúde, você irá receber as orientações e conhecerá a melhor estratégia para seu tratamento.

Cada vez mais a prevenção e o acompanhamento médico desde a infância propiciam prevenção e um maior cuidado com a saúde. A São Pietro Uro & Oftalmo Center possui um atendimento para adolescentes que procuram atendimento médico para prevenção, acompanhamento e esclarecimento.

Open chat