Blog

Urologia: Quais são os tipos de Cálculo Renal?

Os cálculos renais podem conter várias combinações de elementos químicos. Por isso, existem vários tipos diferentes de cálculo renal.

Eles são classificados de acordo com sua composição química.

O tipo mais comum de cálculo renal contém cálcio em combinação com oxalato ou fostato (que estão presentes em uma dieta normal e fazem parte dos ossos e músculos). Esses cálculos representam cerca de 85% de todos os cálculos renais.

Outro tipo de cálculo, bem menos comum, é causado pela infecção urinária. Esse tipo de pedra nos rins é chamado estruvita ou cálculo infeccioso. Eles podem ser de grande tamanho e obstruir a via urinária, podendo levar a grandes danos renais.

O cálculo renal de ácido úrico é ainda menos comum. Ele está associado com gota (tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamação nas articulações) ou quimioterapia.

Outros tipos podemos classificar como raros, como os de cistina, que ocorre quando há um distúrbio no transporte de aminoácidos nos túbulos renais.


A tabela abaixo relaciona a composição dos cálculos urinários com sua incidência nos casos de cálculo renal:
 



Lembrando: a forma mais eficaz de tratar qualquer tipo de cálculo renal é prevenindo. Então:

• beba muita água durante o longo do dia
• evite excesso de alimentos com oxalato, como espinafre, nozes, batata doce e até chocolate
• não use mais do que o necessário de sal ao temperar suas refeições e;
• cuide a ingestão de cálcio, mantendo os níveis normais, mas preste bastante atenção caso faça algum tipo de suplementação deste nutriente.

A São Pietro possuí um Pronto Atendimento de Urologia em Porto Alegre, com excelentes médicos urologistas prontos para te atender. Marque uma consulta!

Open chat