1. Afinal, o que é a próstata?
Ela é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. Ela é responsável pela produção do líquido prostático, que compõe o sêmen. 
2. Os principais sintomas de câncer de próstata são:
– Necessidade constante de urinar
– Dificuldade e/ou dores para urinar
– Sangue na urina ou no sêmen
– Jato fraco ou gotejamento
– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
3. Idade é o único fator de risco?
Aproximadamente 60% da incidência desse câncer ocorre em homens com mais de 65 anos, mas outros fatores de risco também precisam de atenção, como: hereditariedade (algum familiar próximo com a doença), obesidade, sedentarismo, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
4. Superar preconceitos é o primeiro passo para cuidar da saúde do homem.
Muitos homens não fazem o acompanhamento correto devido a tabus. Os exames que detectam o câncer de próstata são como todos os outros exames e tem o único objetivo de salvar vidas. Por isso, combater o preconceito significa aproximar os homens dos exames preventivos. 

Não deixe o preconceito afastar você de um diagnóstico precoce que pode salvar a sua vida. 

Caso você tenha na sua família algum histórico do câncer de próstata, comece a procurar acompanhamento médico a partir dos 45 anos. Se na sua família não existe histórico, comece a partir dos 50 anos. 

O Grupo São Pietro conta com corpo clínico capacitado para oferecer a excelência em urologia que os pacientes merecem. Consulte nossos médicos e venha cuidar da sua saúde.