O Hospital Banco de Olhos São Pietro, do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas, formou 13 médicos do Programa de Residência Médica em Oftalmologia, Programa de Aperfeiçoamento em Oftalmologia Especializada Fellowship e R4 em Transplante de Córnea. Referência no ensino em oftalmologia. A cerimônia foi realizada na última sexta-feira (23), no auditório do hospital.
Referência no ensino em oftalmologia no sul do país, o hospital recebeu uma avaliação sobre seu programa de residência média em 2023 do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), onde se manteve no primeiro lugar na região sul e em sétimo lugar em todo o território nacional.
O ensino de pós-graduação em oftalmologia na instituição começou em 1988. Em 2006, teve início o Programa de Aperfeiçoamento em Oftalmologia Especializada Fellowship. Sob a coordenação do médico Ricardo Morschbacher desde 2014, a equipe de ensino é composta por 23 preceptores, distribuídos em subespecialidades. No Programa de Residência Médica em Oftalmologia, o período total de curso é de 2 anos. Já foram formadas 33 turmas de residência em oftalmologia ao longo de 36 anos da história do programa.
Ao todo são ofertadas 6 especializações junto ao Programa de Aperfeiçoamento em Oftalmologia Especializada Fellowship, voltado para médicos oftalmologistas interessados em desenvolver proficiência em seis subespecialidades, são elas: Glaucoma, Plástica Ocular, Retina Clínica, Retina Cirúrgica, Segmento Anterior e Oftalmopediatria e Estrabismo. Cada especialização possui uma carga horária total de aprendizado variando entre 1.728 e 5.184 horas de ensino. Foram formadas 11 turmas de Fellows desde o começo do programa.
Desde 2015, o Hospital Banco de Olhos São Pietro vem se posicionando de forma exemplar na avaliação do ensino, despontando em primeiro lugar entre os melhores serviços do País.