Durante o mês de dezembro, as comemorações de Natal e Ano Novo são ocasiões importantes para reunir família e amigos para festejar a vida e a chegada do próximo ano. Neste momento, surgem formas específicas de celebrar, como o uso de fogos de artifício. Apesar de trazer aspectos visuais interessantes, existem perigos que precisam de atenção, tendo em vista a segurança das pessoas.
Entre os principais riscos destes objetos estão queimaduras, dilacerações, ardências e irritações. Na oftalmologia, os riscos são significativos, sendo possível causar lesões de córnea e até cegueira. Mesmo que o espetáculo seja lindo de acompanhar, quem acende os fogos de artifício precisa de cuidados especiais para não ameaçar a segurança de quem está ao redor.
Os especialistas recomendam ter um cuidado especial com o local escolhido para a pirotecnia, que precisa ser aberto e longe de edifícios ou árvores, assim como a estabelecer distância adequada e segura do lugar de lançamento dos fogos. Também é fundamental utilizar óculos de proteção apropriados, evitando danos por faíscas que podem ser projetadas durante o processo. O principal como proteção é seguir a regra de nunca tentar reacender um foguete que falhou. O ideal é esperar um período seguro, molhar com água e só então, realizar o descarte. Após o uso, a higienização ocular deve ser feita com água limpa para remover qualquer resíduo potencial, mesmo sem desconforto aparente.
Como referência em oftalmologia na região Sul, o Hospital Banco de Olhos São Pietro conta com estrutura completa para atender ocorrências relacionadas a acidentes. Os cuidados com a visão são fundamentais na garantia da qualidade de vida. Além disso, consultar um especialista para tirar eventuais dúvidas é sempre a melhor alternativa para quem quer se manter saudável.
Dr. Jiao Fang CRM 23119
Oftalmologista do Hospital Banco de Olhos São Pietro