São Pietro Saúde - Andrologia: o cuidado com a saúde do homem

Blog

Andrologia: o cuidado com a saúde do homem

A função do médico uro-andrologista é cuidar da saúde do homem como um todo, especialmente da parte sexual e reprodutiva.

Atualmente, com a rotina agitada e com o excesso de cobrança em todas as áreas da vida, cada vez mais, os homens têm demonstrado dificuldades emocionais e sexuais. Muitos têm buscado ajuda para resolver problemas como ejaculação precoce, baixa testosterona, falta de libido, disfunção erétil e outras alterações hormonais. Metas elevadas, competitividade acirrada no mercado de trabalho e acesso ininterrupto à internet têm colaborado significativamente para o aumento do estresse e ansiedade da população masculina. Como consequência, tenho observado em meu consultório um aumento dos relatos de abuso de álcool e outras drogas aliado ao sedentarismo e a diversos outros distúrbios. Obesidade, diabetes, hipertensão, bem como o estado psicológico, também são fatores que influenciam bastante e podem acarretar patologias crônicas que comprometerão significativamente a qualidade de vida e a fertilidade dos pacientes a médio e longo prazo.

Conforme estudos científicos, a obesidade masculina dobrou nos últimos 15 anos, e metade dos homens acima dos 50 anos de idade apresentam algum grau de disfunção erétil. São dados extremamente preocupantes, já que as consequências podem ser graves e irreversíveis, provocando doenças como a diabetes melittus tipo II, que pode ser seguida do comprometimento de múltiplos órgãos.

Além disso, também é importante estar atento aos episódios de ansiedade, depressão e síndrome do pânico, pois corpo e mente precisam estar em equilíbrio para que o tratamento seja plenamente eficaz e haja uma melhora relevante da saúde e qualidade de vida. As principais reclamações que tenho observado no consultório estão relacionadas à baixa autoestima, insatisfação com o relacionamento e com o trabalho, perda do desejo sexual e falta de força para atividades corriqueiras. O cuidado e o enfrentamento de tais males devem ser contundentes, com mudanças radicais no estilo de vida e com orientação de profissionais qualificados.

Dr. Felipe Rocha – CREMERS 30682

Urologista e Andrologista do Grupo São Pietro Saúde

Open chat