São Pietro Saúde - Artrose: saiba o que é e suas causas

Blog

Artrose: saiba o que é e suas causas

Prática de exercício físico como ciclismo é recomendado para o manejo da artrose

Você sabe o que é artrose? Conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, a artrose é um desgaste das articulações e acomete 80% da população mundial com mais de 65 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, afeta 15 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

Diagnóstico

A artrose pode ocorrer em qualquer articulação. Nas mulheres, são mais acometidas as mãos e os joelhos. E nos homens, ocorre mais na região da articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia).

O diagnóstico é um dos mais realizados pelos ortopedistas e inclui o entendimento do histórico do paciente, exame físico e de imagem.

Causas

Entre as causas, elas são divididas em duas: sem causa conhecida (chamada também de primária) ou com causa conhecida (identificada como secundária). Estas podem ser desde defeitos das articulações, como os joelhos com desvios de direção (valgo ou varo), até alterações do metabolismo. A questão da hereditariedade é importante, principalmente em algumas apresentações clínicas. São exemplos disso os nódulos dos dedos das mãos, chamados de nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos), ou Bouchard (na junta do meio dos dedos).

Exercícios físicos e artrose

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o exercício físico é muito importante para o paciente com artrose, mas cuidado: A atividade física deve estar direcionada para a movimentação e para o ganho de força muscular. O foco, portanto, deve ser a prática de exercícios de baixo impacto, tais como natação, alongamento, ioga, pilates, ciclismo e caminhada. Vale lembrar que a obesidade, diabetes e problemas cardíacos são fatores que podem piorar a artrose. Por isso, a atividade física feita com acompanhamento médico e adequadamente pode ajudar a controlar essas doenças, bem como colaborar com as dores resultantes da artrose.

Traumatologia, ortopedia e artrose

Um dos focos de atuação do Grupo São Pietro é a ortopedia e traumatologia. Na unidade São Pietro Prime Day Hospital está disponível uma série de serviços médicos, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento – incluindo o cirúrgico, de males atendidos por essa especialidade.

Este texto Artrose: saiba o que é teve como fonte a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Esta instituição, inclusive, preparou um vídeo muito explicativo sobre artrose e exercício físico. Veja ele aqui.

Consulte mais sobre os diferenciais da ortopedia e traumatologia no São Pietro clicando aqui: traumatologia e ortopedia.

E também em nosso canal do Youtube, há diversos vídeos e conteúdos sobre traumatologia e ortopedia praticada no grupo São Pietro. Veja mais aqui.

Open chat