São Pietro Saúde - Câncer de Próstata

Blog

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma patologia de extrema relevância, pois impacta diretamente na qualidade de vida da população masculina. Estima-se que, entre 2020 e 2022, ocorram mais de 65.840 novos casos por ano desta doença. No entanto, observamos que o tratamento precoce promove uma redução da mortalidade, se comparados a estágios mais avançados da doença. 

No Brasil, é o segundo tumor mais comum entre os homens, ficando atrás apenas dos tumores de pele, sendo o segundo de maior mortalidade, depois dos tumores de pulmão.

Desta forma, indicamos uma avaliação individualizada a todos os homens maiores de 45 anos, observando seus riscos de desenvolver este tipo de tumor e oferecemos rastreio diagnóstico com os exames de sangue (PSA) e toque digital retal. Este rastreio é muito importante, pois os pacientes podem não apresentar qualquer sintoma, principalmente no estágio inicial, onde as chances de cura podem chegar a até 90%. Se detectada qualquer alteração suspeita de tumor nesses exames, lançamos mão da biópsia transretal da próstata guiada por ecografia, que nos oferece o diagnóstico definitivo.  

O tratamento pode ser desde vigilância ativa, nos casos menos agressivos, passando por cirurgia robótica, cirurgia aberta, radioterapia, hormônio e quimioterapia nos estágios mais avançados da doença. Não existe um tratamento padrão no câncer de próstata, devemos individualizar cada paciente, respeitando suas comorbidades, crenças, estilo de vida e estágio em que a doença se apresenta.

Dr. Felipe Rocha – Médico Urologista

CREMERS – 30682

Foto de: kleberpicui