São Pietro Saúde - Como está a sua saúde ocular?

Blog

Como está a sua saúde ocular?

Cuidado com os olhos deve ser permanente
Cuidado com os olhos deve ser permanente

Como está a sua saúde ocular? O tema é tão importante que tem até um dia exclusivo para abordá-lo: 10 de julho!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo são mais de 285 milhões de pessoas com incapacidade visual, sendo que 39 milhões são cegas. Outra pesquisa, focada na realidade brasileira, conduzida pelo Ibope e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mostrou que 34% da população nunca se consultou com um médico oftalmologista. E outro dado preocupante nesse mesmo levantamento é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após perceber algum problema na visão. O grande perigo disso é que a maioria das doenças oftalmológicas só vão manifestar sintomas em estágios mais adiantados e graves.  

Exames oftalmológicos de rotina são importantes em todas as fases da vida. Já no nascimento, é necessário realizar o famoso teste do olhinho. Ele detecta alterações oculares e deve ser feito antes do bebê receber alta da maternidade. O exame inclui uma consulta em que o oftalmologista avalia o histórico de doenças da família, sobre a gestação, parto e a saúde atual do bebê, podendo, assim, diagnosticar e prevenir doenças que podem afetar a visão.

Problemas comuns na infância e idade adulta

Na infância, a principal causa de deficiência visual é o erro refracional (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Quando não detectados e corrigidos precocemente, ele prejudica o desenvolvimento visual, podendo causar um quadro de cegueira irreversível, além de importante fator prejudicial no desenvolvimento escolar da criança e do adolescente.

A partir dos 40 anos de idade, precisamos ter uma atenção especial com a incidência do glaucoma, que tem como principal fator de risco o aumento da pressão ocular. O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e, por ser uma doença silenciosa, é imprescindível a prevenção e diagnóstico precoce.

Com o aumento da idade, o risco de se desenvolver outras doenças oculares também aumenta. Doenças como catarata e degeneração macular relacionadas à idade (DMRI) possuem tratamento e devem ser detectados o quanto antes para garantir ao paciente uma visão saudável durante toda a vida.

Live sobre saúde ocular

Para marcar o Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, a São Pietro promoverá uma live especial sobre o tema. O evento será realizado na quarta-feira, 21 de julho, a partir das 19h30, no canal do youtube da instituição.

Confira os participantes da live, todos integrantes do corpo clínico do Grupo São Pietro Saúde.

Dr. Eduardo Härter: Graduado em Medicina para UNISC. Possui residência em oftalmologia pelo IPSEMG-BH. É especialista em Cirurgia de Catarata e em Retina Cirúrgica e Vítreo. Coordena também a residência médica de oftalmologia do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas.

Dr. Felipe Fernandes Nicola: Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em oftalmologia pelo Instituto Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Concluiu fellowship no Hospital Banco de Olhos de Sorocaba e atua como cirurgião nas áreas de córnea, catarata e cirurgia refrativa.

Dra. Paula Fernandes: Médica pela Faculdade de Ciências Médicas de Juiz de Fora, realizou residência em oftalmologia no Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro. Possui especializações em oftalmologia, cirurgia de catarata e retina clínica por renomadas instituições, tais como Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 

Dra. Tauana Castelani: É médica pela Universidade Luterana do Brasil, com especialização em Oftalmologia. É Preceptora em Oftalmologia pelo Hospital Nossa Senhora das Graças e Instituto de Oftalmologia Ivo Correa-Meyer. É membro-titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Este texto foi escrito com o apoio da Dra. Paula Fernandes, integrante do corpo clínico do Grupo São Pietro Saúde.

Mais informações:

Acesse nosso canal do youtube e já garanta a sua participação na live! Clique aqui para fazer sua inscrição.

A São Pietro oferece atendimento integral em Oftalmologia, incluindo consultas, exames e procedimentos. Acesse aqui e encontre a unidade mais próxima.

Open chat