Blog

Como identificar e tratar a Tendinite no Cotovelo

Tendinite no cotovelo é uma inflamação que ocorre nos tendões do cotovelo, que provoca dor ao realizar movimentos com o braço e uma hipersensibilidade a toques na região do cotovelo. Essa lesão é geralmente causada por tensões ou movimentos repetitivos e forçados do punho, durante flexão ou extensão excessiva ao praticar esportes.


O uso excessivo dos músculos, tendões e ligamentos do cotovelo causa rupturas microscópicas e inflamação local. Quando o local afetado é uma das extremidades laterais do cotovelo, a lesão é chamada epicondilite e quando a dor é localizada mais no meio do cotovelo, é chamada de tendinite do cotovelo, embora a única diferença seja o local afetado.


Esse tipo de tendinite é comum em atletas de esportes com raquetes, principalmente quando fazem uso de técnicas inadequadas. Outra causa é o uso em excesso dos músculos do cotovelo em trabalhos repetitivos, como na indústria ou digitação.


Sintomas da Tendinite do Cotovelo
São sintomas de tendinite no cotovelo:
    •    Dor na região do cotovelo;
    •    Dificuldades para realizar movimentos com o braço afetado;
    •    Hipersensibilidade ao toque;
    •    Pode haver sensação de formigamento e queimação.
O diagnóstico dessa tendinite pode ser feito pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta através de testes específicos realizados no consultório, mas para se certificar de que o tendão encontra-se lesionado pode-se realizar exames complementares, como a radiografia ou ressonância magnética.


Tratamento para Tendinite no Cotovelo
O tratamento geralmente feito através da combinação de medicamentos e fisioterapia. Os medicamentos utilizados são anti-inflamatórios e relaxantes musculares, que controlam a inflamação e amenizam os sintomas.


As compressas diárias de gelo são importantes aliadas nesse tratamento e podem ser uma boa opção para aliviar a dor, devendo ser utilizada durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Em alguns casos, pode ser necessária a imobilização do cotovelo para que o tendão possa curar.


Durante o tratamento é preciso diminuir o ritmo de atividades físicas e, para fortalecer os músculos e ligamentos, são recomendadas algumas sessões de fisioterapia.

Fonte: www.tuasaude.com

A São Pietro possui Traumatologia e Ortopedia em Porto Alegre. Agende sua consulta com nossos traumatologistas e ortopedistas!

Open chat