São Pietro Saúde - Cuide dos seus olhos no verão

Blog

Cuide dos seus olhos no verão

Para muitas pessoas, a melhor época do ano chegou! Mas o verão também é um período em que nos deparamos com situações de risco para saúde dos nossos olhos. Para aproveitar cada minuto com tranquilidade, preste atenção em algumas dicas que podem ajudar:

  • Use óculos escuros: raios UV causam desde irritação leve e olho vermelho até aparecimento precoce de catarata e doenças da retina que levam à cegueira. A regra também é válida para quem está debaixo do guarda-sol!
  • Use protetor solar: não esqueça de aplicar nas pálpebras! Esta região é um sítio comum de câncer de pele e seu cuidado deve ser redobrado com uso dos protetores solares específicos para o rosto.
  • Cuidados com as lentes de contato: ambientes úmidos, como praias e piscinas, apresentam mais risco para infecções, e o uso das lentes nesses locais não é recomendável. 
  • Corpo estranho ocular: esportes como beach tênis, vôlei e futvôlei são bastante praticados nesta época do ano. É frequente a ocorrência de contato dos olhos com areia. Nesse caso, a recomendação é realizar uma boa lavagem com lubrificantes oculares, soro fisiológico ou água mineral (fontes seguramente límpidas). 
  • Sinais de Alarme: caso o desconforto persista, não demore para consultar com um oftalmologista. Pequenos desconfortos podem evoluir para grandes problemas se induzirem inflamação e cicatrização prolongada, podendo deixar sequelas visuais.

Lembre-se: saúde ocular é qualidade de vida! 

Dr. Felipe Fernandes Nicola 
Oftalmologista
CREMERS 41271