Dia 30 de setembro é o Dia Mundial da Retina. Por isso, trazemos esses conteúdos importantes sobre ela.

Quais os sintomas do descolamento de retina?

O deslocamento da retina ocorre quando a retina, uma fina camada de tecido na parte posterior do olho, se desprende de sua posição normal. Quando a retina se descola, ela se afasta dos vasos sanguíneos que a nutrem, comprometendo a visão.

Dentre os sintomas de descolamento da retina estão: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, flashes luminosos (fotopsias), sensação de insetos voando diante dos olhos (conhecido como “moscas volantes”) e, nos casos mais graves, perda total da visão.

Para saber a gravidade e extensão do descolamento, é necessário procurar um oftalmologista imediatamente. 

Retina deslocada tem cura?

O deslocamento de retina tem cura, mas é uma condição que exige tratamento rápido para evitar a perda permanente da visão. Fotocoagulação com laser e criopexia (congelamento) são recursos para os casos em que não houve infiltração do vítreo pelo espaço que se abriu com a ruptura da retina. O objetivo é formar cicatrizes que interrompam a passagem do vítreo e favoreçam a fixação da retina. Nos outros quadros, o tratamento é cirúrgico.

Na grande maioria dos casos, apenas uma intervenção cirúrgica basta para reverter o descolamento da retina. Mas dependendo da gravidade e da localização do deslocamento da retina, a visão pode não ser recuperada totalmente.

Por isso, se o descolamento de retina acontecer com você, busque imediatamente o seu oftalmologista. 

O que causa o deslocamento de retina?

Algumas das causas do descolamento da retina são:


Cuide da sua visão e procure imediatamente um oftalmologista se notar qualquer tipo de alteração visual.

Agende sua consulta pelo WhatsApp: (51) 3135-4444.