São Pietro Saúde - Exames – Oftalmologia

Grupo São Pietro

Uro & Oftaltmo Center

Campimetria Computadorizada (Campo Visual Computadorizado)

Exame que avalia o campo visual dos olhos e verifica a presença de alterações decorrentes de doenças neurológicas e do glaucoma.

OCT (Tomografia de Coerência Óptica)

Exame que utiliza múltiplos feixes de luz de alta resolução para realizar imagens em cortes da retina e do nervo óptico, possibilitando a análise detalhada de suas camadas. Usado principalmente para doenças maculares e glaucoma.

Yag Laser (Capsulectomia ,Iridectomia)

Procedimento que trata a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor, reestabelecendo a transparência do sistema visual. É muito comum a sua necessidade após a cirurgia de catarata. Também é usado para confeccionar abertura na íris facilitando a drenagem do humor aquoso.

Retinografia

Exame que registra fotograficamente o fundo de olho e as alterações encontradas, possibilitando observar mudanças ao longo do tempo.

– Ecografia B (Ecografia Ocular ou Ultrassom do Olho)

Exame utilizado para examinar o vítreo e também as estruturas oculares internas quando existe algum tipo de perda da transparência que impeça o exame oftalmológico dessas estruturas, como sangramentos ou catarata total.

Paquimetria Ultrassônica

Mede a espessura da córnea. Utilizado para diagnóstico e acompanhamento de várias doenças como glaucoma, ceratocone e edema de córnea, na adaptação de lentes de contato e no pré e pós-operatório de cirurgias refrativas.

Topografia de Córnea ou Ceratoscopia Computadorizada

Exame que analisa o relevo da córnea e registra os dados em um mapa de cores. As curvaturas corneana são importantes para diagnóstico de doenças, como astigmatismo e o ceratocone, para planejamento de cirurgias refrativas e para calcular a lente intraocular utilizada na cirurgia de catarata.

Microscopia Especular da Córnea

Tem função de avaliar as células da camada mais profunda da córnea, de forma quantitativa e qualitativa.

Exame indicado no pré-operatório de cirurgias oculares como a cirurgia de catarata, de glaucoma e transplante de córnea, assim como nos usuários de lentes de contato e nas degenerações e distrofias de córnea.

Biometria Ocular Óptica – IOL Master 500 (ZEISS)

É a técnica padrão ouro para o cálculo mais preciso do grau das lentes intraoculares.

O IOL master é um biômetro óptico de não contato que realiza medidas entre o vértex corneano até o epitélio pigmentar da retina, utilizando um método de interferometria de coerência óptica. A precisão do IOL Master se encontra em ±0.02 mm, ou melhor. Considerando que o método de medida do comprimento axial por biometria ultrassônica modo “A” possui uma acurácia em torno de 0.10 mm a 0.12 mm, a tomada de medidas pelo IOL Master representa uma melhora de 5X na acurácia dos resultados. Ainda, a ceratometria automática do IOL Master hoje é considerada um dos métodos mais precisos e reprodutíveis na oftalmologia, sendo de extrema importância no cálculo exato do poder dióptrico das lentes intraoculares. O IOL Master disponibiliza as fórmulas de última geração para o cálculo biométrico, importantes no cálculo biométrico de casos especiais, como nos pacientes submetidos a cirurgia refrativa prévia.

Biometria Ultrassônica (Ecobiometria)

Diferentemente da biometria óptica, usa ondas ecográficas para aferir o tamanho do globo ocular e calcular as lentes intraoculares. Tem a vantagem de não necessitar de transparência das estruturas oculares para fazer o exame. Usada em casos de catarata hipermadura ou com grande opacidade de meios que impedem o uso da biometria óptica.

Mapeamento de Retina

Exame que avalia toda a retina em busca de alterações nas partes centrais e periféricas, assim como no nervo óptico e vasos sanguíneos. Necessário em pacientes míopes, diabéticos e com outras doenças sistêmica. Antes de realizar esse exame, o paciente geralmente necessita pingar colírios para dilatar as pupilas.

Gonioscopia

O exame avalia o ângulo entre a córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do líquido formado dentro do olho, chamado de humor aquoso. Fundamental para diagnosticar o glaucoma de ângulo fechado.

Teste de Lente de Contato

Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente.

Ultrassom

Exame utilizado para examinar as estruturas oculares quando existe algum tipo de opacidade que impeça o exame direto, como sangue ou catarata total, por exemplo.

Open chat