São Pietro Saúde - Grupo São Pietro Saúde reforça os cuidados para prevenção no Dia Mundial Sem Tabaco

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Grupo São Pietro Saúde reforça os cuidados para prevenção no Dia Mundial Sem Tabaco

Data foi criada para alertar as pessoas sobre doenças e número de mortes relacionadas ao tabagismo

No próximo dia 31 de maio, terça-feira, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987. Com o objetivo de informar a sociedade sobre as doenças e as causas das mortes relacionadas ao tabagismo. Entre elas estão os diversos tipos de câncer, infecções respiratórias, impotência sexual, infertilidade e cálculos renais.

O tabagismo é uma doença que mata cerca de oito milhões de pessoas por ano no mundo. Só no Brasil são 147 mil óbitos anuais. Mas não é só quem fuma que sofre as consequências. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 890 mil mortes são resultado de não fumantes expostos ao fumo passivo. Por isso é necessária a conscientização dos danos que o tabaco causa.

Segundo o oftalmologista do Grupo São Pietro Saúde, Dr. Eduardo Mick Harter, o tabagismo e o tabagismo passivo têm forte relação com várias doenças que acometem o sistema visual. “Ele prejudica o perfil da nossa lágrima, causando olho seco, onde o paciente tem dificuldade de enxergar e fica constantemente com sensação de corpo estranho dentro do olho, como se tivesse um grão de areia. O tabagismo também é responsável pela formação da doença da catarata em idades precoces, e nos casos já diagnosticados ele potencializa a velocidade de evolução da doença”, comenta.

De acordo com Dr. Felipe Rocha, urologista do Grupo São Pietro Saúde, o tabagismo pode afetar diretamente a saúde sexual masculina, causando problemas como a disfunção erétil. “Vale ressaltar também que o câncer de bexiga é uma das consequências do tabagismo. Fumantes tem 6 vezes mais chances de desenvolver a doença em comparação aos não fumantes”, afirma o médico.

O Dr. Felipe recomenda 5 atitudes para acabar com o tabagismo:

1- Bastante força de vontade. Recomenda-se a diminuição semanal de 25% a 30% da quantia de cigarros diários;

2- Eliminar os gatilhos que provocam o tabagismo (exemplo: álcool e cafeína);

3- Substituir o cigarro por outros hábitos saudáveis e que também gerem prazer;

4- Realizar atividades físicas diariamente;

5- Buscar ajuda médica e/ou psicológica.

Em 2021, o percentual total de fumantes com mais de 18 anos no Brasil era de 9,1%, sendo 11,8% entre homens e 6,7% entre mulheres e esse número vem caindo gradativamente devido aos programas de prevenção.