São Pietro Saúde - Hospital Banco de Olhos celebra 66 anos de atuação de referência no RS

Blog

Hospital Banco de Olhos celebra 66 anos de atuação de referência no RS

Maior centro dedicado exclusivamente à Oftalmologia no Sul do país comemora aniversário hoje, dia 22 de março

O Hospital Banco de Olhos (HBO) de Porto Alegre comemora seus 66 anos de atuação. Há mais de seis décadas, o HBO é o maior centro dedicado exclusivamente à Oftalmologia do Sul do país e uma referência no mercado da saúde nacional, além de ser o maior prestador de serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) nesse segmento. Esse é o primeiro aniversário que celebramos juntos, HBO e Grupo São Pietro Saúde, neste período atual de transição para a concessão.

Desde sua fundação, a partir de uma estrutura hospitalar e ambulatorial completa, o HBO cumpre seu propósito maior de oferecer à sociedade porto-alegrense e gaúcha os melhores e mais abrangentes cuidados com a saúde ocular. Assim, contribuindo para preservar os olhos e a visão da população, sempre ancorado em um corpo clínico composto por profissionais especializados e altamente qualificados. Muito além disso, a busca pela excelência permeia todas as pessoas envolvidas com o estabelecimento, nos mais diversos âmbitos.

Um desses exemplos de profissionais responsáveis por fazer do hospital uma referência nacional é Suzana Ziemiecki, que atua desde 1992 no HBO e, atualmente, é coordenadora de manutenção, hotelaria, serviço de terceiros e jardinagem. Com décadas de história junto à instituição, ela percebe como “todas as administrações sempre demonstraram interesse em manter atualizadas as tecnologias do hospital e oferecer o melhor ao paciente”. “A expectativa é que o HBO continue prestando um atendimento de excelência, humanizado e resolutivo. A chegada do Grupo São Pietro vem para somar melhorias necessárias, com uma infraestrutura moderna para continuar propiciando o melhor a todos que nos procuram”, observa Suzana.

Esse zelo de cada colaborador e engajamento da comunidade em fazer um hospital fortalecido está no DNA do Banco de Olhos, fundado sob administração da Rede Verzeri. Para a Irmã Clara Wildner, “falar do Hospital Banco de Olhos é sempre uma emoção, pois o vi nascer em um tempo muito frutuoso e bonito, junto às irmãs do Sagrado Coração de Jesus”. “Com o tempo, fortaleceu essa ligação afetiva da Rede Verzeri com o HBO e percebemos que nossa missão, entre irmãs, é ser essa presença orante para quem está trabalhando. Nossa oração passa do quinto andar (onde está localizada uma comunidade religiosa no estabelecimento) até onde mais precisa. Uma missão importante e uma ligação afetiva e espiritual muito grande. Assim, vejo que o HBO tem um futuro lindo pela frente, pois tem condições de dar ainda mais”, afirma Ir. Clara.

Além das irmãs do Sagrado Coração de Jesus, diversos profissionais da saúde acompanharam os primeiros passos do hospital. É o caso do médico oftalmologista Zeniro José Sanmartin: “meu relacionamento com o Banco de Olhos começou muito cedo em minha vida profissional. Foi no carinhosamente chamado de ‘Banquinho’, localizado na rua Pinheiro Machado, em uma casa cedida pela senhora Lydia Moschetti. Lá, o atendimento era totalmente gratuito, com o foco principal na realização de transplantes de córnea – o que originou o nome de Banco de Olhos, pois os olhos doados eram guardados em recipientes especiais. Após alguns anos, mudou-se para a sede atual, que pouco a pouco, andar por andar, tornou-se um dos maiores centros oftalmológicos do país. Esse é nosso Banco de Olhos, ao qual me orgulho de pertencer e continuar até hoje”.

Como destaca o Dr. Fausto Stangler, diretor técnico do Hospital Banco de Olhos, quando o HBO foi fundado, há 66 anos, a maioria dos médicos oftalmologistas que atuam hoje eram crianças ou ainda não eram nascidos. “Nessa trajetória o hospital já passou por muitas transformações. Desde o início, quando era chamado de ‘Banquinho’, com atendimentos focados no transplante de córneas, até os dias atuais, dezenas de oftalmologistas já se formaram e muitos pacientes já tiveram a visão tratada, nessa que é considerada por muitos como a casa da Oftalmologia gaúcha. Hoje, comemoramos os 66 anos e a nova fase da instituição que está renascendo. Desejo que pelos próximos 20 anos de vida e além, o HBO se mantenha firme no propósito de dar o melhor tratamento existente aos olhos da população do RS”, relata o Dr. Fausto.

Essa história baseada em solidariedade, amor ao próximo e profissionalismo fortalece o Banco de Olhos entre a população gaúcha desde sua fundação. Para dar continuidade a este legado, o Grupo São Pietro Saúde se soma a Rede Verzeri para potencializar as virtudes e a capacidade assistencial do estabelecimento – em dezembro do ano passado as duas instituições celebraram o contrato de concessão do HBO e, hoje, vivem um período de transição. De acordo com os sócio-fundadores Daniel Giaccheri e Dr. Luciano Zuffo, a missão do Grupo São Pietro neste momento é transformar o hospital para o futuro, proporcionando todas as melhorias e equipamentos de ponta para que o qualificado corpo funcional/técnico siga fazendo do Banco de Olhos uma referência no setor.

Open chat