Ao longo da gravidez, a mulher passa por diversas mudanças e desafios até o momento de dar à luz. Cansaço, enjoos e alterações hormonais são exemplos das adversidades enfrentadas no período. Apesar de alguns sinais e sintomas já serem conhecidos pelo público feminino, outros são pouco esperados, mas igualmente comuns, como no caso da incontinência urinária. É importante destacar que nem toda gestante tem perda de urina, mas não é anormal episódios assim, principalmente no final da gestação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge 40% das gestantes.

A situação ocorre quando há alteração do ângulo uretrovesical, causado pelo crescimento do útero que comprime a bexiga e o relaxamento muscular do assoalho pélvico. Conforme a gravidez avança, o útero fica maior e a tendência é que a perda de urina seja mais frequente. Outros fatores que podem contribuir para esse quadro são os hormônios da gravidez, pressão do útero, aumento do volume sanguíneo e alterações no assoalho pélvico. Por conta disso, o escape de urina ocorre quando a mulher tosse, ri, espirra ou faz exercícios, aumentando a dificuldade de segurar a vontade por muito tempo.

Mesmo que seja comum, é algo que tem tratamento e muitas vezes, as gestantes não buscam atendimento especializado por considerar normal ou sentir vergonha da situação. Durante a gravidez, é possível usar a fisioterapia pélvica para o fortalecimento muscular, como alternativa para resolver a situação. Mudanças no estilo de vida também podem trazer resultados, sempre evitando alimentos que incomodam a bexiga. O acompanhamento médico torna-se fundamental nesse momento, ainda mais pela possibilidade de a incontinência permanecer após o parto.

O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas atende as mais diversas subespecialidades da urologia, com pronto atendimento para urgências e agendamento de consultas. Referência na área, o Hospital São Pietro Prime Day possui consultórios clínicos, salas de exames e bloco cirúrgico, realiza procedimentos que não necessitem de internação, dando a possibilidade do paciente se recuperar em casa.

Dr. Guilherme Sjörman de Brum
CRM 42230
Médico Urologista do Grupo São Pietro