Lordose é uma condição onde há uma curvatura interna aumentada da espinha. A espinha tem uma curva natural que é muito suave e ajuda a coluna em sua função adequada. Esta curva natural é formada devido à forma das vértebras individuais que compõem a coluna vertebral. Se esta curvatura espinhal aumenta, então ela coloca muita pressão ou tensão sobre as outras regiões da coluna vertebral, resultando em dor.
Diferentemente de outras curvas, a lordose é uma curvatura para dentro. Há também as curvaturas cifóticas, as quais são projetadas para fora da caixa torácica, e as curvas escolióticas, que se referem à uma curvatura lateral da espinha.
CAUSAS
As causas mais comuns da Lordose são:
- Acondroplasia: distúrbio do crescimento ósseo, que causa nanismo desproporcional.
- Discite: inflamação de disco intervertebral ou interarticular.
- Cifose: curvatura da coluna vertebral que faz com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal.
- Espondilolistese: vértebra escorrega saindo do alinhamento normal com a outra vértebra.
SINTOMAS
A lordose pode provocar dor e parestesias (formigamento) em diversas regiões do corpo além de dificultar os movimentos.
TRATAMENTO
Apesar de ter diversas causas, a lordose nem sempre vai necessitar de tratamento médico, pois pode não causar transtornos aos pacientes. Para minimizar as dores, podem ser usados medicamentos anti-inflamatórios, além de exercícios para fortalecimento dos músculos, como Pilates. Em casos mais graves pode ser necessário realizar cirurgias, o que deve ser avaliado, diagnosticado e tratado com um médico traumatologista.
PREVENÇÃO
Evitar maus hábitos, como postura errada e se sentar de qualquer jeito na cadeira são cuidados importantes para manter a coluna saudável. Uma boa alimentação também ajuda, porque com o corpo no seu peso ideal, não haverá agressão a coluna vertebral.
A São Pietro possui toda a infraestrutura, equipe e médicos traumatologistas e ortopedistas para diagnosticar, cuidar e tratar quaisquer problemas relacionados a suas costas, questões ósseas, ligamentares e músculo esqueléticas.