São Pietro Saúde - Musculação qual o benefício para os jovens 60+?

Blog

Musculação qual o benefício para os jovens 60+?

A musculação é essencial para todos pois mantém a massa muscular, preserva a mobilidade e alivia o estresse nas articulações. Uma articulação possui estabilizadores estáticos e estabilizadores dinâmicos, o primeiro grupo possui elementos que não podem ser diretamente alterados como a cartilagem, os ligamentos, a cápsula articular, já o segundo grupo é composto basicamente pelos músculos que formam o entorno da articulação e esse importante aliado deve ser tratado com muita disciplina durante toda a vida, isso inclui especialmente os jovens 60+.

A musculação inicialmente foi uma modalidade esportiva destinada aos fisiculturistas e com o desenvolvimento do “body building” houve uma grande concentração no estudo de diversas rotas metabólicas que culminam no aumento da massa muscular. O treinamento de força utiliza pesos e equipamentos para gerar resistência aos músculos e a pessoa realiza movimentos semelhantes aos que são feitos no dia a dia, mas com pesos e movimentos controlados dependendo da limitação e etapa de cada um.

A atividade pode ser realizada por meio de vários recursos, como halteres, barras, elásticos e o peso do próprio corpo e a dificuldade que esses objetos geram para produzir os movimentos faz com que as pequenas fibras dos músculos se rompam. A lesão provocada de maneira controlada obriga o corpo a realizar um processo de reconstrução, esse é o ciclo básico do fortalecimento através do levantamento de pesos. Logo com uma alimentação correta e repouso elas se reconstituem e ficam mais grossas, gerando o crescimento e fortalecimento do músculo.

O que acontece é uma sequência controlada de lesão – descanso – reconstrução – fortalecimento. Devagar o músculo fica cada vez mais volumoso e sua capacidade para levantar pesos, assim como sua resistência, aumentam. Esse processo tem o nome de hipertrofia.

Qual é a importância da musculação? 

Você pode estar pensando: por quê eu deveria fazer musculação se o meu objetivo não é ficar muito musculoso? A resposta é simples, a principal função do fortalecimento muscular não é deixar as pessoas repletas de músculos, mas sim manter a mobilidade e a força, afinal levar as compras no mercado pode ser difícil.

Caso não nos exercitemos é natural que as fibras musculares fiquem cada vez mais finas e acontece o contrário da hipertrofia, a hipotrofia, que é a perda de massa muscular. Com o avanço da idade, as pessoas que não praticam exercícios enfrentam uma dificuldade maior para realizar os movimentos e além disso sem força o suficiente logo os músculos não conseguem estabilizar dinamicamente articulações, que normalmente tem desgaste, e isso acaba em dor.

Dessa forma, os exercícios de força são essenciais para os jovens 60+ porque eles mantêm a massa muscular, facilitam a realização dos movimentos, preservam a mobilidade e atenuam problemas articulares.

Quais são os benefícios da musculação para os jovens 60+?

1 – Fortalecimento de tendões, ligamentos e articulações: além dos músculos, o fortalecimento muscular fortalece os tendões, ligamentos e articulações. Isso permite um maior controle dos movimentos, maior estabilidade e alívio de dores. Portanto, a musculação faz com que o jovens 60+ realize suas atividades com mais segurança.

2 – Aumento da massa óssea: a musculação também contribui para melhorar a densidade da massa óssea, o que ajuda em problemas como a osteoporose.

3 – Diminuição de quedas e suas consequências: o fortalecimento dos músculos, tendões, ligamentos e articulações melhora o equilíbrio e a precisão dos movimentos e, devido ao fortalecimento da massa óssea, mesmo que ocorra algum acidente as fraturas são mais raras.

Quais exercícios proporcionam o fortalecimento muscular?

Além da musculação, outros tipos de exercícios também ajudam a fortalecer os músculos, como: 

– Corrida;

– Bicicleta;

– Natação;

– Caminhada;

– Hidroginástica.

Em suma, é possível concluir que os jovens 60+ que praticam atividades físicas para o fortalecimento dos músculos são mais ativos, fortes e estáveis, mas, vale lembrar que antes de iniciar qualquer exercício é importante consultar um médico ortopedista esportivo. Esse profissional poderá avaliar o condicionamento físico do paciente e assegurar que ele não sofra nenhuma lesão.

Dr. Luis Claudio de Velleca e Lima

Ortopedista/Traumatologista

CREMERS 32807

Open chat