Hoje vamos falar um pouco sobre os cuidados oftalmológicos durante todas as etapas da vida, afinal, a saúde dos nossos olhos está inteiramente ligada com o nosso bem-estar também.
O cuidado com os olhos precisa iniciar logo no nascimento, e os papais precisam realizar o teste do olhinho, que tem o objetivo de diagnosticar disfunções e tratá-las precocemente. Nessa fase da vida, os papais devem redobrar os cuidados com os pequenos, sempre fazendo a higiene das pálpebras de forma correta e suave, além de monitorar sintomas que possam aparecer.
A infância é a fase onde se pode perceber problemas refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, que coincidem com o início da idade escolar e podem prejudicar o aprendizado. Também, é preciso controlar a exposição prolongada a aparelhos eletrônicos e demais telas, pois podem desencadear sintomas desagradáveis, como olhos vermelhos e irritados, coceira, cansaço nos olhos e sensação de olho seco. Além de visitar o pediatra, a criança deve ser levada todo ano ao oftalmologista.
Já na adolescência, o uso excessivo de celulares, tablets e computadores favorecem também a irritação, coceira nos olhos e dores de cabeça. Se o adolescente usa óculos ou lentes, é importante garantir o uso adequado e o grau correto, procurando sempre o diagnóstico assertivo para não afetar o estudo e demais atividades.
Na fase adulta são comuns queixas como sensação de vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens e lacrimejamento. Da mesma forma, podem ser notados os primeiros sintomas de catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maiores as chances de recuperação e assim evitar perdas na visão. A visita regular ao oftalmologista ajuda a combater as doenças silenciosas.
A terceira idade é a etapa da vida em que o cuidado com os olhos deve ser mais constante. A doença mais comum dessa fase é a catarata, tratada com cirurgia e sem maiores consequências. O glaucoma e a degeneração macular são doenças comuns e que podem trazer danos irreversíveis aos olhos, como a cegueira.
Como você notou durante o nosso texto, as doenças oculares podem aparecer em todas as fases da vida, mas o acompanhamento frequente com o seu oftalmologista pode evitar e prevenir diversas condições. Além disso, em todas as fases da vida, uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis contribuem para a saúde dos olhos e do corpo no geral.