São Pietro Saúde - Prolongue a saúde dos olhos com alguns cuidados essenciais

Blog

Prolongue a saúde dos olhos com alguns cuidados essenciais

A tecnologia presente em nossa vida hoje pode trazer inúmeras facilidades. Mas observar as telas de computador, tablet, TV e smartphone pode prejudicar a saúde dos olhos.

Seus olhos são um dos órgãos mais importantes do corpo: eles iluminam seu dia, ajudam a manter sua segurança e permitem que você lide com suas tarefas diárias.

A saúde dos olhos tende a apresentar um declínio por volta dos 65 anos – mas cada vez mais pessoas mais jovens estão sofrendo com problemas relacionados. Começar desde cedo a cuidar desses órgãos vitais pode ajudar a evitar problemas relacionados à visão no futuro.

Este artigo pode colaborar com a manutenção da saúde dos olhos por mais tempo – então siga na leitura e veja nossas dicas.

Por que é importante cuidar bem da saúde dos olhos?

Os olhos desempenham um papel importante na vida de qualquer um. Percebemos até 80% de todas as impressões por meio de nossa visão: ela nos ajuda a evitar perigos em um percurso, ajudam a obter mais conhecimento através da leitura e trazem importantes estímulos para nossa memória.

Os olhos também são um órgão extremamente sensível e precisam ser protegidos e cuidados com muita atenção. Além de manter seus exames de rotina sempre atualizados, ponha em prática algumas dicas para fazer a saúde dos olhos durar por mais tempo:

  • Tenha uma dieta saudável: bons hábitos alimentares, como acrescentar frutas e verduras, entre elas couve e espinafre, à sua dieta pode ajudar a garantir olhos mais saudáveis. Além disso, alimentos ricos em ômega-3, como nozes, salmão, sardinha e linhaça, podem melhorar sua visão;
  • Mantenha seu peso corporal: o excesso de peso é uma das principais causas de pressão alta, colesterol alto, obesidade e, eventualmente, diabetes. Estas condições são conhecidas por prejudicarem a saúde dos olhos;
  • Pare de fumar – ou nem comece: fumar aumenta os riscos de desenvolver catarata, acelerar a degeneração macular e prejudicar os nervos ópticos – o que pode resultar em deficiência visual ou cegueira total;
  • Proteja seus olhos: alguns ferimentos nos olhos são resultados de pequenos objetos que acidentalmente entram nos olhos. Pode ser produtos químicos, de limpeza, objetos metálicos, grãos de areia e poeira ou qualquer outro objeto estranho que possa prejudicar o olho. Por este motivo, tenha cuidado e evite sair de casa sem usar óculos escuros – sempre com proteção UV;
  • Controle seus índices de glicemia: mudanças súbitas no nível de açúcar no sangue podem causar visão turva temporária. Além disso, uma complicação potencial do diabetes tipo 1 e tipo 2 é uma condição ocular que os médicos chamam de retinopatia diabética. Sem tratamento, a retinopatia diabética pode prejudicar a visão e, eventualmente, a cegueira. Manter seus exames de rotina sempre em dia também é um cuidado importante para os seus olhos.

Grandes mitos sobre a saúde dos olhos

O cuidado com os olhos é cercado por uma série de mitos. Descubra a seguir não apenas como cuidar deles melhor, mas também saber o que não funciona, para que seus esforços não sejam desperdiçados.

Mito: as cenouras são a melhor comida para melhorar a visão.

Fato: embora a cenoura faça bem para sua visão, vegetais de folhas verdes e outros alimentos ricos em antioxidantes são ainda melhores para a saúde dos olhos e também podem ajudar a evitar e retardar problemas como a catarata.

Mito: pouca luz afeta negativamente sua visão.

Fato: pouca luz não afeta diretamente a visão ou a saúde dos olhos, mas ajuda a cansar os olhos rapidamente, o que também é prejudicial. É por isso que ambientes mais iluminados são considerados melhores para a leitura e outras tarefas diárias.

Mito: olhar para a tela do computador o dia todo afeta sua visão.

Fato: olhar para a tela pode fazer a pessoa piscar com menos frequência, o que pode levar à vista cansada precocemente. Pode também causar visão turva e problemas semelhantes. Mas é preciso ressaltar: os problemas não são causados ​​pela tela, mas sim por não piscar o suficiente e não garantir aos olhos a lubrificação adequada.

Importância dos exames de rotina para a saúde dos olhos

Muitas condições oculares não apresentam sintomas precoces. E algumas doenças sistêmicas graves podem ser diagnosticadas primeiro por um oftalmologista. Por isso, é importante fazer um check-up completo uma vez por ano.

O oftalmologista é um profissional treinado nos tratamentos médicos e cirúrgicos dos olhos é a melhor pessoa para ajudá-lo a manter a saúde dos olhos sempre em dia. Entre em contato com a gente e marque a sua consulta.

Fonte: https://vitacheckup.com.br/2019/08/prolongue-a-saude-dos-olhos-com-alguns-cuidados-essenciais/

Open chat