São Pietro Saúde - Sem chance para a tendinite

Blog

Sem chance para a tendinite

Sente dores nos punhos, ombros, cotovelos ou joelhos? E em situações corriqueiras? Elas podem ser indicativas de tendinite, inflamação do tendão. Saiba mais sobre os sintomas e as principais causas dessa doença

Quem já não sentiu dores nos punhos, ou nos cotovelos e ombros? E em situações corriqueiras, tais como escovar os cabelos ou digitar algo no teclado do computador? Elas podem ser indicativas de tendinite, inflamação do tendão. Saiba mais sobre os sintomas e as principais causas dessa doença.

Caracterizada pela presença de dor e inchaço do tendão, a tendinite pode ocorrer em qualquer tendão do corpo. No entanto, ela é mais comum nos cotovelos, punhos, joelhos e ombros.

Há três principais sintomas da tendinite. São eles: a dor no local; a dificuldade de realizar movimentos – até os mais rotineiros como escovar os dentes, cruzar a perna –; e também o inchaço na zona afetada.

Fatores de risco

A doença, que atinge homens e mulheres na mesma proporção, tem relação com alguns fatores de risco. Veja abaixo quais são eles:

  • Falta de alongamento muscular;
  • Falta de condicionamento físico em geral;
  • Postura inadequada;
  • Prática de movimentos repetitivos, como no uso de computadores, tablets ou celulares;
  • Estresse;
  • Idade;
  • Traumas ou lesões por acidentes e quedas.

Diagnóstico da tendinite

Para o adequado diagnóstico, recomenda-se buscar a consulta de um traumatologista/ortopedista. O profissional vai avaliar o paciente para entender o seu histórico e solicitará exames complementares de imagem. Tais evidências serão capazes de apontar exatamente qual o tendão acometido pela inflamação e o seu grau da lesão.

Vale lembrar que, quando não tratada, a tendinite pode levar ao espessamento e a irregularidades nos tendões, que ficam cada vez mais frágeis.

A unidade São Pietro Prime Day Hospital disponibiliza um corpo clínico especializado nessa área.

Conheça mais sobre o São Pietro Prime Day Hospital clicando aqui.

Agende sua consulta:

Prime Day Hospital
Rua Dom Pedro II, 1379. Higienópolis
Porto Alegre/RS
(51) 3371.6200

Whatsapp (51) 99388.4440

Open chat