A córnea é um tecido translúcido, fino e resistente localizado na superfície do olho. Por revestir o globo ocular, ela é muito importante pois é a primeira interface que a luz atravessa.
Por não apresentar vasos sanguíneos em seu tecido, não há necessidade de realizar exames específicos de compatibilidade para o transplante de córnea. Dessa forma, ela pode ser rapidamente doada para a pessoa que está na fila de espera. Esse transplante possui alta taxa de sucesso.
Para doar córneas, é necessária a autorização da família. Se você tem o desejo de ser um doador, informe a sua família. O transplante de córnea permite que pessoas com alguma deficiência visual, por problemas de córnea, recuperem a visão.
Acompanhe em nosso instagram a série de vídeos que fizemos sobre o assunto: Acessar instagram
O Hospital Banco de Olhos São Pietro é uma das referências em transplante de córnea no Rio Grande do Sul.
No Rio Grande do Sul, o transplante mais realizado é o de córneas, que no ano passado registrou mais operações (785) do que todos os outros órgãos juntos (715). Como referência no procedimento, o Hospital Banco de Olhos São Pietro (HBO) realizou 207 destas cirurgias e busca aumentar o protagonismo para reduzir a fila de espera. No Brasil, o número de pessoas aguardando pelo transplante quase triplicou após a pandemia, saindo de 10.734 em 2014 para 28.937 em junho de 2024, de acordo com dados da Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).