As baixas temperaturas são caracterizadas pelo aumento das doenças respiratórias. Mas as doenças urológicas não ficam para trás: elas também se intensificam no inverno.
Por isso, é muito importante ficar alerta sobre as causas e como prevenir a infecção urinária, doença que atinge homens e crianças, mas é mais comum em mulheres por causa da uretra mais curta que facilita a infecção por microorganismos no trato urinário.
Infecção urinária X Inverno
Os sintomas da infecção urinária incluem necessidade urgente e frequente de urinar com eliminação escassa de urina, ardor, dores na região da bexiga, nas costas, sangramento na urina, odor e coloração escura e febre. No inverno alguns hábitos que aumentam os riscos da infecção são: segurar a urina por muito tempo e a diminuição do consumo de água.
Como prevenir a infecção urinária no inverno?
– Esteja bem agasalhado.
– Não esqueça a hidratação.
– Não segure o xixi, urine sempre que tiver vontade.
– Mantenha a higiene íntima em dia.
– Tenha o hábito de urinar após a relação sexual.
Além desses cuidados, é fundamental ficar de olho no que você consome: bebidas quentes, como chimarrão, chás, chocolates quentes e café aumentam a frequência urinária, pois apresentam uma substância com alto potencial diurético, a xantina. Portanto, é recomendado moderar o consumo dessas bebidas para ajudar na saúde urológica do seu corpo.
O Grupo São Pietro é referência em urologia em Porto Alegre, Canoas, Taquara, São Leopoldo e Xangri-lá, por isso, constantemente somos fontes para notícias em jornais e sites.
Confira o que saiu na mídia sobre infecção urinária no frio: