Urologia
Veja também:
A urologia é uma especialidade clínica e cirúrgica que atua sobre próstata, rins, ureteres, bexiga, uretra, bem como diagnostica e trata as demais doenças do sistema urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino.
O serviço de urologia do Grupo São Pietro atende em dois formatos: Pronto Atendimento Urológico para urgências e agendamento de consultas. Nessas modalidades é possível fazer o diagnóstico e o tratamento de patologias ligadas ao trato urinário. Trata desde problemas mais simples, como infecções urinárias, até tratamentos cirúrgicos complexos de neoplasias malignas do trato urinário masculino e feminino, bem como dos órgãos genitais masculinos.
O Pronto Atendimento é a forma mais rápida, fácil e eficiente de tratar doenças urológicas em Porto Alegre, pois o paciente é recebido diretamente pelo especialista. Outro diferencial é a possibilidade de fazer exames e pequenas intervenções cirúrgicas na unidade. Ou seja, tudo em um único lugar.
Clique aqui e agende uma consulta com um de nossos urologistas.
Uro-oncologia
A uro-oncologia é uma área de concentração da urologia responsável por prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos tumores urológicos que afetam homens e mulheres, principalmente câncer de próstata, rim, bexiga, adrenal, testículo e pênis.
A prevalência de tumores urológicos varia. Eles podem acometer homens e mulheres, crianças e adultos. O acompanhamento por um profissional dedicado a esta subespecialidade faz com que o paciente tenha um atendimento diferenciado e focado no tratamento e no acompanhamento.
Nos últimos anos, o tratamento dos tumores urológicos passou por uma revolução com a incorporação de novas tecnologias e novos medicamentos com melhores resultados funcionais e de controle a longo prazo.
As equipes de uro-oncologia do Hospital São Pietro Prime Day e Uro & Oftalmo Centers estão prontas para oferecer o melhor tratamento após a avaliação do seu caso. Ou seja, você terá a melhor equipe de urologia em Porto Alegre.
Uroginecologia
Uroginecologia é uma subespecialidade da urologia, na qual o médico se especializa na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de problemas relacionados ao útero, reto, intestino, bexiga, enfim, a região do baixo abdômen em mulheres e homens.
Dentre esses problemas, podemos destacar:
O tratamento mais indicado é a fisioterapia uroginecológica, método eficaz e indolor, que pode ser aplicado a homens e mulheres com enfermidades no assoalho pélvico. Indicam-se exercícios para fortalecer os músculos da região, visando evitar ou curar distúrbios do sistema urinário, sexual, reprodutivo e ginecológico.
Algumas das técnicas usadas pelo fisioterapeuta uroginecológico envolvem:
Ao apresentar desconforto na região pélvica, é indicado buscar um uroginecologista ou, em outros casos, o próprio ginecologista ou urologista pode encaminhar ao especialista caso julgue necessário.
Uro-Pediatria
A urologia pediátrica é a subespecialidade da pediatria que cuida do sistema urinário de bebês, crianças e adolescentes, englobando áreas como rins (que também são abordados pela nefrologia pediátrica), ureteres e bexiga.
Nos pacientes do sexo masculino, a urologia pediátrica também trata das gônadas do sistema reprodutor, trabalhando com condições como, por exemplo, a fimose e a criptorquidia, quando o bebê nasce com os testículos para fora da bolsa escrotal, e o escroto agudo, quando o indivíduo sente uma dor profunda e intensa nos testículos, causada por torção.
A urologia pediátrica também pode ser chamada de pediatria urológica. Ambas tratam pacientes dos 0 aos 18 anos de idade.
A urologia pediátrica pode tratar condições como extrofia da bexiga, infecções urinárias, hérnia inguinal, estenose da junção pielo-ureteral, hidrocelehipospádia, hidronefrose, refluxo vesico-ureteral, bexiga neurogênica e obstruções no trato urinário. Qualquer tipo de malformação relacionada ao sistema excretor também é diretamente trabalhado pela urologia pediátrica.
Os casos mais severos de enurese noturna, também chamada de “xixi na camada”, podem ser resolvidos por meio de orientações e informações obtidas junto a um especialista em urologia pediátrica.
É importante que os pais se comuniquem com o médico durante uma consulta de urologia pediátrica, já que pacientes mais novos ainda não conseguem se comunicar direito e informar ao especialista em urologia pediátrica onde dói. Com a parceria entre pais e especialistas, fica mais simples obter um diagnóstico preciso e completo para iniciar o tratamento da criança o mais rápido possível.
Andrologia e Disfunção Erétil
Andrologia é a subespecialidade urológica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.
Assim como os andrologistas, os urologistas também podem diagnosticar e tratar condições relacionadas com a próstata e com o sistema reprodutivo masculino, mas também cuidam de problemas do sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.
Muitos homens ainda têm resistência a ir ao médico, ainda mais quando o assunto é a sua sexualidade. Mas é importante saber que vários desses problemas são bastante comuns e podem ser abordados sem hesitação.
Você pode procurar um andrologista de forma preventiva ou para ajudar com uma variedade de situações, incluindo:
Próstata
As Patologias da próstata hoje são um desafio para o urologista. Temos aliado ao tratamento várias tecnologias novas e métodos de tratamento da HPB, além de outras doenças que acometem a próstata.
Possuímos equipe especializada que permite a discussão e a abordagem com a melhor tecnologia disponível para cada caso, entre elas:
Na avaliação com os nossos urologistas você receberá as orientações e conhecerá a melhor estratégia para seu tratamento.
Cada vez mais a prevenção e o acompanhamento médico desde a infância propiciam prevenção e um maior cuidado com a saúde.
Litíase (pedra nos rins)
A litíase, também conhecida como cálculo, refere-se à formação de depósitos sólidos, chamados cálculos ou pedras, em diferentes partes do sistema urinário. Esses cálculos podem se desenvolver nos rins, ureteres, bexiga ou uretra e são compostos por substâncias como cálcio, oxalato, ácido úrico, fosfato e outras.
Tipos comuns de Litíase:
Causas:
Sintomas:
Os sintomas da litíase variam dependendo da localização e do tamanho dos cálculos, mas podem incluir:
Diagnóstico e Tratamento:
Prevenção:
A prevenção da litíase muitas vezes envolve mudanças no estilo de vida, incluindo hábitos alimentares e a promoção de uma hidratação adequada. Se uma pessoa suspeitar de cálculos renais ou tiver sintomas relacionados, é importante procurar atendimento médico para avaliação e tratamento adequados.