Os cálculos renais podem conter várias combinações de elementos químicos. Por isso, existem vários tipos diferentes de cálculo renal.

Eles são classificados de acordo com sua composição química.

O tipo mais comum de cálculo renal contém cálcio em combinação com oxalato ou fostato (que estão presentes em uma dieta normal e fazem parte dos ossos e músculos). Esses cálculos representam cerca de 85% de todos os cálculos renais.

Outro tipo de cálculo, bem menos comum, é causado pela infecção urinária. Esse tipo de pedra nos rins é chamado estruvita ou cálculo infeccioso. Eles podem ser de grande tamanho e obstruir a via urinária, podendo levar a grandes danos renais.

O cálculo renal de ácido úrico é ainda menos comum. Ele está associado com gota (tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamação nas articulações) ou quimioterapia.

Outros tipos podemos classificar como raros, como os de cistina, que ocorre quando há um distúrbio no transporte de aminoácidos nos túbulos renais.


A tabela abaixo relaciona a composição dos cálculos urinários com sua incidência nos casos de cálculo renal:
 



Lembrando: a forma mais eficaz de tratar qualquer tipo de cálculo renal é prevenindo. Então:

• beba muita água durante o longo do dia
• evite excesso de alimentos com oxalato, como espinafre, nozes, batata doce e até chocolate
• não use mais do que o necessário de sal ao temperar suas refeições e;
• cuide a ingestão de cálcio, mantendo os níveis normais, mas preste bastante atenção caso faça algum tipo de suplementação deste nutriente.

A São Pietro possuí um Pronto Atendimento de Urologia em Porto Alegre, com excelentes médicos urologistas prontos para te atender. Marque uma consulta!