São Pietro Saúde - Urologista também cuida da saúde da mulher

Blog

Urologista também cuida da saúde da mulher

Urologista também cuida da saúde da mulher

A mulher tem por hábito muitas vezes buscar por um ginecologista quando deseja cuidar de sua saúde. Sabia que o urologista também pode ser muito útil para isso? Sim, o urologista também cuida da saúde da mulher.

Existe uma crença geral de que urologista apenas trata do aparelho genital masculino. A realidade, contudo, é bem diferente: o profissional é também especializado em doenças do aparelho urinário (rins e bexiga) de mulheres, homens e crianças.

Apesar de ser ainda uma especialidade pouco procurada pelas mulheres, a urologia é a responsável pelo tratamento de cálculos renaisincontinência urinária e cistites.

Sistema urinário

As mulheres estão muito suscetíveis a problemas urinários podendo sofrer alterações no sistema urinário durante a gravidez, no parto e quando chegam à menopausa. As infecções (cistites) e incontinência urinária são problemas que afetam ambos os sexos, e acomete um número elevado de mulheres.

Veja quais são os principais problemas causados pelo sistema urinário:

– Bexiga Hiperativa: vontade excessiva de ir ao banheiro e que provoca nas pessoas uma vontade incontrolável de urinar.

– Cistite Intersticial: também conhecida de síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, geralmente muito intensa, que acomete principalmente mulheres com idade entre 20 e 60 anos.

– Incontinência Urinária: é uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina.

– Infecção Urinária: é a presença de microorganismos no aparelho urinário. Pode ser causada por bactérias, fungos e vírus.

– Pedra nos rins: as pedras nos rins são pedaços rígidos de minerais e sais que se concentram na urina, causando dor ao passar pelo trato urinário.

Atenção com os sintomas

Venha até nosso pronto atendimento urológico ou agende um consulta com um de nossos especialistas, caso tenha algum desses sintomas:

  • Dor ao urinar
  • Ardência ao urinar
  • Perda involuntária de urina
  • Vontade incontrolável de urinar
  • Dificuldade em urinar

Com dez anos de trajetória, o Grupo São Pietro é referência em urologia no Rio Grande do Sul. Conheça mais sobre a instituição clicando aqui.

Open chat