São Pietro Saúde - Vista cansada: um dos sintomas do envelhecimento

Blog

Vista cansada: um dos sintomas do envelhecimento

Os cabelos brancos são um dos símbolos do envelhecimento natural mais comum, não é mesmo?

O cuidado com a saúde dos nossos olhos não é diferente, nosso corpo dá sinais de que precisamos de ajuda e cabe a nós sabermos ouvir.

Você já teve a sensação de que era preciso colocar um objeto mais longe dos seus olhos para poder ler melhor? Geralmente isso acontece com o celular, o jornal ou até mesmo durante a leitura de um livro. Essa dificuldade faz parte do processo natural de envelhecimento e, para resolver esse problema, é necessário o uso de óculos com uma lente específica para melhorar a visão de perto.

Se a pessoa já usava óculos por conta de outra alteração, o indicado é refazer e se adaptar a uma lente multifocal. Se o paciente demostrar interesse, também é possível fazer a correção dessa deficiência através de procedimentos cirúrgicos, reduzindo o grau e, em alguns casos, até eliminando a dependência total do uso dos óculos.

Os sintomas associados ao aparecimento da vista cansada se iniciam aos 40 anos e evoluem até os 60 anos (quando o grau tende a estabilizar). Em alguns casos, a vista cansada pode estar associada ao início do diagnóstico da catarata e, para evitar que esse problema se agrave, é indispensável uma visita ao seu oftalmologista de confiança uma vez ao ano, garantindo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para o seu caso.

Dr. Paulo Custódio é Médico Oftalmologista do Grupo São Pietro Saúde. CRM 35450

Open chat